sábado, 23 de março de 2013

VARAZDAT (374 – 378 d.C.)

Rei Varazdat

Varazdat (armênio: Վարազդատ; latinizado: Varasdates) foi um rei da Armênia Arsácida de 374 até 378. Varazdat era sobrinho e sucessor do rei armênio anterior, Pap, que reinara de 370 a 374. Segundo Mesrop Mashtots, sacerdote cristão e historiador da vida do catholicos armênio Nerses I, Varazdat era da casa real dos Arsácidas, filho de Anob, primeiro filho do rei Arsaces II que governara a Armênia entre 350 e 368. Embora o historiador Fausto de Bizâncio (História dos Armênios, Livro IV, Capítulo 37), afirme que Varazdat se autoproclamou como o sobrinho de Pap seu relato parece confirmar que ele era neto do rei Arsaces II. Pouco se sabe sobre sua vida pregressa, mas parece ter sido criado em Roma.

Varazdat, o Atleta
Marble bust of King Ardavazt by sculptor Levon Tokmajyan installed in Olympia, Greece, in 1998.
Busto comemorativo a Varazdat
Algum tempo antes de ser rei, Varazdat participou nos Jogos Olímpicos na Grécia. Ele é frequentemente considerado como um dos últimos concorrentes das antigas Olimpíadas que foram encerradas pelo imperador romano Teodósio em 393 d.C. A vitória de Varazdat no pugilato (boxe com as mãos nuas) é registrada por Moisés de Chorene em sua História da Armênia (III,40). Tendo reinado entre 374 e 378, conjectura-se que sua vitória tenha ocorrido nos anos de 360. Varazdat é o segundo armênio registrado como tendo participado nos Jogos Olímpicos, enquanto o primeiro foi seu ancestral Tiridates III (287-330 d.C.), antes de ser rei armênio. A vitória de Varazdat também é conhecida a partir de um memorando sobrevivente que é mantido agora no Museu Olímpico, em Olímpia, na Grécia. Por uma iniciativa do Comitê Olímpico Nacional da Armênia em 8 de maio de 1998, um busto de estátua de Varazdat foi instalado na Academia Olímpica Internacional, em Olímpia, na Grécia. O escultor do busto de Varazdat foi Levon Tokmajyan.


Varazdat Rei
Roman legionary grave, ancient Artashat
Sepultura de legionário romano nas
 ruínas de Artashat, a antiga capital da Armênia
Após o assassinato de seu tio Pap, o imperador romano Valente enviou Varazdat, que vivia em Roma e era muito conhecido por seus dotes físicos e mentais, para ocupar o trono armênio como rei cliente do Império. Varazdat começou a governar sob a regência do Musel (também conhecido como Mushegh) Mamikonian, valente guerreiro e cuja família era pró-romana. O rei persa Sapor II, depois de não ter conseguido conquistar a Armênia pela traição e pela guerra, propõe a Valente, em 375, que a Armênia, que ele chamou de fonte permanente de problemas, fosse dividida entre o Império Romano e o Império Sassânida; o imperador rejeitou a proposta, mas enviou dois legados, o magister equitum Victor Magistriano e Urbício, o dux da Mesopotâmia, ao rei persa para discutir a questão. Além disso havia o problema da Ibéria Caucasiana (Kartli), país vizinho da Armênia, que estava dividido em duas partes: uma com rei com o apoio dos romanos (Saurmag II) e outra com um rei com o apoio dos sassânidas (Aspagur II). Valente considera seriamente a possibilidade de evacuar tanto a Ibéria e a Armênia para engrossar suas tropas na Trácia onde pretende enfrentar os invasores godos, mas nada foi efetivado. Enquanto isso, a condição interna da Armênia foi ameaçada pelo atrito entre o rei Varazdat e os nobres armênios. Varazdat manda assassinar a seu regente Musel Mamikonian sob a suspeita de ser pró-persa (pois parece que não matara a Sapor II quando tivera oportunidade) e de ter participado do assassinato do rei Pap. Bat Saharouni assasina o guerreiro Mamikonian em um banquete. Vace Mamikonian é feito o nome chefe do clã Mamikonian e Manuel Mamikonian é feito o novo comandante do exército. Varazdat, no campo religioso, segue a linha de seus antecessores favorecendo o arianismo no cristianismo armênio.

A Queda de Varazdat
Moeda com a efígie do imperador Valente
As negociações entre romanos e persas ficam tensas e Suren, o emissário persa, volta à corte sassânida com a mensagem de que Roma não estava disposta a negociar e iria lançar uma invasão à Pérsia na primavera seguinte, em 377. Sapor II respondeu assediando as tropas romanas no oeste da Ibéria. Entretanto, os godos se revoltaram em 377 e Valente foi forçado a negociar eventualmente a retirada das forças romanas da Armênia, a fim de usá-las contra os godos. Valente morreu lutando contra os godos em agosto de 378 durante a Batalha de Adrianópolis. A situação na Armênia se deteriorou ainda mais. Após a morte de Vace, Manuel Mamikonian pegou em armas contra Varazdat e obrigou-o a fugir da Armênia em 378, depois de quatro anos de reinado. A vida de Varazdat foi salva, mas o país foi lançado em confusão. Os persas aproveitaram o tumulto e invadiram a Armênia, mas a sua ocupação foi curta. Sapor II morreu em 379, e os persas evacuaram o país às pressas. Varazdat procurara refúgio em Roma. Valente enviou o ex-rei armênio para as ilhas britânicas onde Varazdat provavelmente morreu no exílio e a data de sua morte é desconhecida. Manuel Mamikonian formou um novo governo provisório aliado a Pérsia junto com Zarmandukht, a viúva de Pap, e seu primeiro filho Arsaces III (Arshak III). Evidências arqueológicas e as antigas fontes históricas armênia e romana do período não indicam que Varazdat tinha uma esposa ou filhos. No entanto, genealogias modernas apresentam Varazdat como sendo o pai dos reis Khosrov IV e Vramshapuh.

FONTES:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Varazdat
http://en.wikipedia.org/wiki/Varazdat
http://fr.wikipedia.org/wiki/Mou%C5%A1e%C5%82_Ier_Mamikonian
http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Gazetteer/Places/Asia/Armenia/_Texts/KURARM/19*.html
http://peopleofar.files.wordpress.com/2012/08/marble-bust-of-king-ardavazt-by-sculptor-levon1.jpg
http://www.panoramio.com/photo/23311681
http://www.thehistoryblog.com/wp-content/uploads/2008/04/valens.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário