segunda-feira, 25 de março de 2013

KHOSROV IV (387 – 392 e 417 - 418 d.C.)

Khosrov IV (armênio: Խոսրով) foi um rei da Armênia de 387 até 392, vassalo do Império Sassânida (persa). As origens exatas do Khosrov IV são desconhecidas. Os historiadores armênios do século V, Fausto de Bizâncio e Moisés de Chorene, relatam Khosrov IV como um príncipe da dinastia dos Arsácidas, sem mencionar o grau de seu parentesco. Outro historiador armênio, Ghazar Parpetsi, que viveu entre os séculos V e VI, na obra História da Armênia menciona-o também como um jovem príncipe arsácida, o irmão do futuro rei Vramshapuh e o tio de Artaxias IV (Artashir IV). De acordo com genealogias modernas, Khosrov IV é apresentado como sendo um dos filhos de Varasdates (Varazdat). Seu nome é comum em diversas casas reais do antigo Oriente. Khosrov IV nasceu e cresceu na Armênia e pouco se sabe sobre sua vida antes de seu reinado. O contexto do reinado de Khosrov IV está associado com o reinado dos dois últimos governantes da Armênia, Arsaces III (Arshak III) e seu irmão, Vologeses III (Vagharsh III), que governaram juntos como correis sob a regência do poderoso Manuel Mamikonian, cuja família era pró-romana. O Império Romano e o Império Sassânida há anos disputavam a suserania sobre a Armênia, considerada um estratégico estado-tampão por ambas as potências.
O Império Sassânida
Em 386, Vologeses III morreu sem deixar um herdeiro e Arsaces III tornou-se o único governante da Armênia. Manuel, que era o verdadeiro esteio político da Armênia, também morreu. A posição de Arsaces III se enfraqueceu devido às ameaças de invasão persa e dos conflitos internos das belicosas famílias da nobreza armênia. O governo persa de Sapor III era tolerante para com os cristãos (Sapor II os perseguia), o que deve ter contribuído para estabilizar as relações com os romanos bem como angariar a simpatia dos armênios. A constante ameaça de invasão sassânida à Armênia levou o imperador romano Teodósio I e o rei sassânida Sapor III a negociar um tratado chamado a Paz de Acilisene (c. de 387 d.C.) no qual o reino armênio foi dividido entre os dois impérios: a Armênia Ocidental estaria sob domínio romano e Armênia Oriental estaria sob domínio sassânida. Arsaces III continuou a governar seu pequeno reino na Armênia Ocidental até 389 quando morreu, sem deixar herdeiro. A Armênia Ocidental foi anexada e tornou-se uma província do Império Romano do Oriente (Bizantino).
File:Persian Armenia.gif
A Armênia após a morte de Arsaces III: a parte ocidental virou parte do Império Romano 
do Oriente (Bizantino) e a oriental, a chamada Persarmênia, governada por Khosrov IV

Um Rei para a Armênia
Após a divisão da Armênia e da morte de Arsaces III, muitos armênios que viviam na Armênia Ocidental se mudaram para Armênia Oriental, chamada também de Persiarmênia (Parskahayastan). Essa evasão incluiu muitos dos nakharars (nobreza feudal armênia). Os armênios que viviam sob o domínio sassânida solicitaram a Sapor III um rei da casa dos Arsácidas (Arshakuni em armênio). Sapor III atendeu a solicitação dos armênios e nomeou Khosrov IV como rei da Armênia. Após a nomeação de Khosrov IV, Sapor III colocou uma coroa sobre a cabeça do jovem príncipe. Khosrov IV em seu reino manteve as tradicionais capitais arsácidas de Artashat e Dvin. A divisão da Armênia e o reinado de Khosrov IV marcou a última etapa do reinado da dinastia arsácida na Armênia. Como um sinal de sua boa vontade para com a Persarmênia, Sapor III deu sua irmã Zruanduxt para Khosrov IV como sua esposa e rainha consorte, além de um grande exército para proteger a Armênia e um tutor para Khosrov IV chamado Zik. Pouco se sabe sobre a relação Khosrov IV com Zruanduxt. De acordo com genealogias modernas, Zruanduxt e Khosrov IV tiveram dois filhos: Tigranes e Arsaces. 
Ruínas de Artashat, antiga capital armênia
Khosrov IV foi um monarca cristão vassalo de um estado pagão cuja religião oficial era o zoroastrismo. Mesmo assim, Sapor III não interveio na religião da Armênia como fizera outrora um predecessor seu, Sapor II, que perseguia os cristãos. Em seu reinado, Khosrov IV procurou afirmar grandemente sua autoridade real, mesmo sendo um rei cliente do Império Sassânida. No primeiro ano do seu reinado, ele nomeou Sahak, conhecido como Santo Isaac da Armênia, como o catholicos (patriarca) da Igreja Armênia. Sahak foi o último patriarca descendente de são Gregório, o Iluminador, evangelizador da Armênia, e também era parente distante de Khosrov IV, sendo a avó paterna de Sahak uma princesa arsácida, Bambish. Ela era uma irmã do rei Tigranes VII (339-350) e filha do rei Khosrov III (330-339). Em 387, São Mesrop Mashtots, por conta de sua piedade e seu aprendizado profundo foi nomeado por Khosrov IV como seu secretário. O dever de Mesrop era o de escrever em caracteres gregos e persas os decretos e editos do reino. O rei restaurou muitos dos nakharars à sua antiga condição de nobreza e ele era bem conhecido por suas simpatias para com o Império Bizantino (Romano Oriental), em particular ao imperador Teodósio I e sua família.
Ilustração de um nakharar armênio


A Queda do Rei
O bom relacionamento que existia entre a Armênia e o Império Sassânida não durou muito, pois Sapor III faleceu logo, em 388. Ele foi sucedido por seu filho Bahram IV que era considerado sobrinho de Khosrov IV pelo seu casamento com a irmã do falecido rei. Porém, isso não impediu a Bahram IV de se mostrar como suserano para seu “tio”. Segundo o historiador armênio Ghazar Parpertsi em sua História da Armênia, os nakharars não demoraram a ficar insatisfeitos com Khosrov IV  e o denunciaram ao rei persa como traidor simpatizante do Império Bizantino. Em 392 Bahram IV destronou a Khosrov IV e colocou-o em confinamento na Ctesifonte, a capital sassânida. Bahram IV estava insatisfeito com Khosrov IV devido a veemente afirmação de sua autoridade real que, embora fosse um monarca vassalo, praticou vários atos  sem consultar o rei persa, seu suserano. Bahram IV substituiu Khosrov IV por seu irmão Vramshapuh. O destino da esposa e filhos de Khosrov IV após este momento é desconhecido. A libertação de Khosrov IV do exílio político está associada com a morte de Vramshapuh ou com os últimos anos do reinado de seu irmão, que morreu em 417. Após a morte de Vramshapuh, o patriarca Sahak visitou a corte do rei sassânida Yazdegerd I para solicitar a liberação de Khosrov IV, no que foi atendido. Quando Khosrov IV foi libertado, possivelmente ele atuou novamente como rei da Armênia em 417. Ele pode ter reinado novamente uma vez que seu sobrinho, Artaxias IV, era muito jovem para suceder a seu pai. O possível segundo reinado de Khosrov IV pode ter durado apenas até um ano, uma vez que ele morreu em 418. A partir daí a Armênia esteve sob o domínio direto das nakharars e da dinastia sassânida até 422 quando Artaxias IV foi nomeado rei da Armênia por Yazdegerd I.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Khosrov_IV_of_Armenia
http://wowarmenia.ru/wp-content/uploads/2009/04/063_1_kladka_artashat_01.jpg
http://faculty.txwes.edu/csmeller/human-experience/ExpData09/02GrecoRoman/GrRmMAPs/MAP_Sassanid.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário