Vahagn da Armênia foi um rei da Grande Armênia da dinastia orôntida. Segundo a História da Armênia de Moisés de Corene (século V d.C.), Vahagn é um dos filhos de Tigranes Orôntida, o qual teve três filhos: Bab, Tiran e Vahagn. Vahagn sucedeu ao pai. A história de Vahagn está cerca de lendas e mitologia. Segundo a História da Armênia, Vahagn lutou contra dragões e os derrotou, e seus feitos são comparáveis aos de Hércules. Ele se tornou um deus, e havia uma imagem sua na Ibéria Caucasiana (atual Geórgia), que era adorada com sacrifícios. Ele teve um nascimento milagroso, era chamado Vishapakagh, o matador de dragões, livrou a Armênia dos monstros e foi deificado por causa de seu valor.
Estátua de Karlen Nurijanyann (1967) em Yerevan, Armênia, representando Vahagn matando um dragão |
Ele se casou com a deusa da beleza e a personificação da Lua, Astghik, segunda filha de Aramazd e Sandramet. Em síntese pode se supor que Vahagn foi um destacado rei armênio cujos feitos se confundiram com mitos e ele foi deificado. Dos descendentes de Vahagn destaca-se Vahē, filho de Vahan, que morreu combatendo o conquistador macedônio Alexandre, o Grande, quando da invasão deste ao Império Persa. Qualquer que seja o valor histórico das informações sobre Vahagn na obra História da Armênia o certo é que nesse período a Armênia é uma satrápia do Império Persa ou na melhor das hipóteses um estado vassalo. Segundo a listra tradicional dos reis armênios desse período, Vahagn foi sucedido por seu filho Hidarnes I.
FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vahagn http://pt.wikipedia.org/wiki/Vahagn
http://hy.wikipedia.org/wiki/%D5%8E%D5%A1%D5%B0%D5%A1%D5%A3%D5%B6_%D4%B5%D6%80%D5%BE%D5%A1%D5%B6%D5%A4%D5%B5%D5%A1%D5%B6
Nenhum comentário:
Postar um comentário