Bakur, também conhecido como Pacoro ou Aurélio Pacoro (em armênio Bakur [Բակուր], latinizado para Bacurius ou Aurelius Pacorus; grego: Αύρήλιος Πάκορος) foi um príncipe parta que serviu como um dos reis da Armênia no século II entre os anos 161 e 164. Não se sabe muito sobre a vida e as origens de Bakur. Ele era um membro da família real parta, os Arsácidas, sendo também conhecido a partir de uma inscrição funerária em grego encontrada em Roma onde consta uma dedicação dele em honrar a memória de seu irmão Aurélio Merithates. Na inscrição dedicatória de Bakur ele se descreve como Aurélio Pacoro, rei da Grande Armênia (Αύρήλιος Πάκορος βασιλεύς μεγάλης Άρμενίας).
| Busto de Lúcio Vero, imperador romano que deu cidadania romana a Bakur e depois o destronou da Armênia |
A partir da inscrição, é evidente que o irmão de Bakur viveu e morreu em Roma. A inscrição também mostra que Bakur viveu por um tempo em Roma e tinha amigos na capital imperial. O nome latino Aurelius indica uma estreita ligação com a casa imperial romana da dinastia nerva-antonina. Em algum ponto Bakur e seu irmão receberam a cidadania romana de um imperador desta dinastia, talvez de Lúcio Vero, antes ou depois do governo de Bakur na Armênia. Bakur é conhecido por ter governado a Armênia no segundo século e é o único Bakur a ser nomeado rei da Armênia por uma decisão do rei da Pártia que foi removido por Lúcio Vero.
| Moeda parta com a efígie do rei Vologases IV que fez de Bakur rei da Armênia |
Durante a Guerra Parto-Romana de 161-166, o rei parto Vologases IV em 161/162 entrou no reino da Armênia e expulsou o rei Soemo, um vassalo de Roma. Vologases IV instalou Bakur como um rei vassalo dos partos na Armênia. Bakur serviu como um rei armênio de 161/162 até 163/164, quando Lúcio Vero chegou com o exército romano na Armênia. Bakur foi destronado pelos romanos quando capturaram a Armênia e sua capital. Depois que Bakur foi destronado, Soemo foi reinstalado na realeza armênia. O destino de Bakur é desconhecido, no entanto, ele pode ter sido levado a Roma por Lúcio Vero para aí viver num exílio honroso.
FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Bakur
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Coin_of_Vologases_IV_of_Parthia.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário