Khosrov II (em armênio Խոսրով Բ) foi um rei cliente romano da Armênia. Khosrov II era filho de Tiridates II, rei da Armênia. Em antigas fontes armênias escritas, Khosrov II é muitas vezes confundido com seu avô, Khosrov I. Pouco se sabe sobre sua vida antes de se tornar rei. De 226 até 238, Tiridates II esteve em conflito militar com Ardashir I, o primeiro rei e fundador do Império Sassânida. Ardashir queria expandir seu império, o que incluía a conquista da Armênia. O pai de Khosrov II fez uma resistência obstinada contra Ardashir I. Depois de 12 anos de luta, embora Tiridates II tenha sido derrotado por Ardashir I, o rei sassânida retirou seu exército e deixou a Armênia. Khosrov II participara das campanhas militares de seu pai contra Ardashir I, o qual ficou alarmado com as vitórias de Tiridates II e Khosrov II contra ele.
Guerreiros armênios |
Tiridates II morreu em 252 e Khosrov II sucedeu seu pai como rei da Armênia. Quando Khosrov II tornou-se rei armênio, a capital do reino era Vagharshapat. Khosrov II tinha dois filhos conhecidos: Uma filha, Khosrovidukht, e um filho, Tiridates III. Quando de sua ascensão ao trono armênio em 252, Khosrov II foi assassinado por Anak, o Parto. Anak, que era um nobre da Casa de Suren, tradicional família da nobreza parta, diz-se estar relacionado com os reis arsácidas da Armênia. Os reis sassânidas Ardashir I e seu filho Sapor I, haviam incitado Anak para que assassinasse Khosrov II prometendo-lhe o governo da Armênia como uma recompensa. Os reis sassânidas sabiam do valor militar de Khosrov II, que impedira de que conquistassem a Armênia como há muito intentavam. Por isso se valeram desse terrível expediente. Anak foi a Armênia, ganhou a confiança de Khosrov II, e traiçoeiramente assassinou o rei com sua esposa em Vagharshapat.
Relevo retratando o rei sassânida Ardashir I recebendo poder da suprema divindade persa |
Porém, quando do retorno de Anak com toda a sua família eles foram mortos pelos indignados nobres armênios. O único filho que sobreviveu da família Anaque era seu filho menor Gregório (futuro são Gregório, o Iluminador), que foi levado para a Capadócia por seu tutores Sopia e Yevtagh , que haviam escapado do massacre da família de Anak. Ardashir I tomou posse da Armênia e a tornou uma parte de seu império. As tropas leais a Khosrov II tomaram os filhos do rei e os retiraram do país: Tiridates III foi levado para Roma e Khosrovidukht foi levada para ser criada em Cesaréia Mazaca, na Capadócia. Os pais adotivos de Khosrovidukht foram Awtay, um nobre da família do Amatunik, e sua mulher era uma nobre da família do Slkunik. Tiridates III foi restaurado no trono armênio pelo imperador romano Diocleciano em 287 e governou até 330. Há a possibilidade de que Agatângelo, antigo historiador armênio, tenha sido instruído por Tiridates III para escrever uma biografia sobre a vida e realeza de Khosrov II. O persa Artavasdes IV assumiu o trono armênio como vassalo dos Sassânidas.
FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Khosrov_II_of_Armenia
Nenhum comentário:
Postar um comentário